Conhecendo a mais poderosa chave para a organização pessoal já criada

Tudo começou lá pelos meados de 2016, quando eu comecei a assumir mais responsabilidades e a me enrolar em quase todas elas.

Eram compromissos demais, tarefas demais e a cada 5 minutos eu recebia novos pedidos de pessoas diversas e as tarefas soltas ao vento se acumulavam. Uma bagunça generalizada.

Confesso que hoje acredito que naquela época eu na verdade não possui tarefas demais, mas essa era a minha impressão. A questão é que o volume crescente de responsabilidades era algo novo para mim. Eu não estava preparado.

Foi nesta mesma época que comecei a ler muito e a estudar muito sobre maneiras melhores de me organizar e de produzir mais. Organização pessoal virou meu tópico favorito.

Descobri uma coisa fantástica e bastante óbvia. As pessoas bem sucedidas e produtivas simplesmente tinham listas de tudo que precisavam fazer e que era importante para elas!

Só isso. Listas.

Mas as listas em papel também podem se tornar um terror rapidamente, não é?

E como eu sempre fui da área de tecnologia, comecei a procurar por aplicativos que me ajudassem a anotar as coisas, a fazer essas benditas listas.

Depois de experimentar muitas ferramentas (pagando por algumas), finalmente encontrei uma ferramenta atraente, simples, adaptável e gratuita: o Trello.

O Trello é uma ferramenta ampla que se adequa ao seu tipo de organização pessoal e pode ajudar em muito na realização dos seus objetivos e metas.

Neste artigo você conhecerá melhor a ferramenta e terá mais informações de como utilizá-la para aumentar sua capacidade de realizar seus objetivos e te ajudar a maximizar sua organização pessoal.

O tempo é o seu bem mais valioso e o único recurso que você nunca vai poder recuperar, então leia o artigo com atenção e comece a melhorar sua capacidade de organização pessoal.

 

Trello: a melhor ferramenta de organização pessoal

O Trello é basicamente uma ferramenta de gestão de tarefas. Na verdade é uma das melhores e mais conhecidas ferramentas de gestão de tarefas no mercado e o melhor de tudo é que ela é gratuita.

Eles possuem uma versão paga da ferramenta, mas sua versão gratuita é tudo o que você precisa para colocar sua vida em ordem. Você ainda pode baixar o app no seu celular. Perfeito para ter acesso sempre a sua lista de a fazeres em qualquer lugar e qualquer momento.

O sistema de organização do Trello é subdividido em quadros, listas, cartões e checklists.

Podemos comparar essa ferramenta com a organização de uma loja de departamento ou supermercado, por exemplo. Quando você entra em um supermercado verá que está organizados em seções (produtos de limpeza, por exemplo), e dentro de uma seção estão os diferentes corredores ou prateleiras (produtos de limpeza para cozinha, produtos de limpeza para o banheiro, produtos de limpeza para roupas, etc) e por fim, em cada prateleiras ainda existem os tipos de produto e marcas.

Perceba que existem vários níveis de organização. O Trello também é assim. Tem diversos níveis de organização e por isso é uma ferramenta muito flexível.

O destaque fica para os itens as listas e os cartões. As listas podem ser vistas como etapas de um processo, ou um tipo de atividade, os cartões podem ser pensados como projetos ou como as tarefas únicas.

Os cartões são realmente poderosos, não são apenas um campo de descrição da tarefa, e sim um lugar onde é possível comentar, marcar pessoas, anexar arquivos, entre outros tantos recursos.

Em outras palavras, você consegue colocar praticamente tudo o que precisa dentro de um cartão, seja para criar uma lista simples de tarefas, planejar e controlar um projeto ou sua lista de metas e objetivos, após aplicar a técnica S.M.A.R.T em suas metas é claro ;).

Se você ainda não conhece a forma inteligente de definir suas metas te convido a conhecer já vendo o vídeo abaixo:

E aproveita para baixar a Guia de Metas SMART para você aprender como colocar em prática a técnica e se inscreva no nosso canal clicando AQUI.

 

Aplicando diferentes técnicas de organização pessoal

O Trello foi criado como ferramenta para gestão de projetos e é perfeita para aplicar técnicas como o Kanban, Scrum, GTD e Gantt.

Se você nunca ouvir falar nesses nomes, não se preocupe. Nós vamos abordar cada um deles aqui no MdeC, mas basta você saber que esses nomes são formar de organizar e fazer gestão de projetos. Atualmente, elas também são usadas para organização pessoal

Essas técnicas são conhecidas como Ágeis. Esse é um termo genérico usado para descrever uma metodologia de gerenciamento de projetos que divide grandes projetos complexos em partes menores.

Segundo estudos científicos, dividir grandes tarefas em pequenos blocos, os torna mais fáceis de completar, e ajuda a te manter motivado.

Todos esses métodos têm suas pequenas diferenças mas eles usam um quadro físico ou digital, onde as pessoas movem o trabalho entre aproximadamente três etapas ou categorias: 1) trabalho que precisa ser feito, 2) trabalho em andamento e 3) trabalho que foi concluído.

Baseado na metodologia Kanban o Trello foi criado e por isso, é bastante visual e basicamente permite que você organize em grandes listas as suas atividades e projetos.

 

Alcançando suas metas com o uso de listas

Você pode usar o Trello para organizar as tarefas do dia-a-dia e para metas e objetivos de médio e longo prazo também. Afinal de contas Objetivo e Metas bem definidos vão gerar projetos, que por sua vez produzirão tarefas a serem realizadas.

Primeiro você deve se cadastrar gratuitamente no site da ferramenta. Te aconselho também a baixar o aplicativo no seu celular.

Em seguida você irá criar um quadro, dentro deste quadro as suas listas e por fim, criará os cartões nas suas respectivas listas. Se você ainda não tem conta no Trello e quer aprender como aplicar a técnica de metas SMART com o Trello, veja a playlist abaixo para começar:

Se você conhecer mais sobre como eu organizo as minhas tarefas de trabalho no dia-a-dia utilizando o Trello e outras ferramentas que utilizo, é só conferir o artigo completo clicando aqui.

Já utilizava o Trello ou gostaria de conhecer mais sobre formar de organização pessoal e ferramentas de produtividade? Continue acompanhando o blog e se inscreva no canal da Mentalidade de Crescimento no Youtube.

Abraços,

Alexander

Leitura complementar:

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-color: #01b5aa;background-size: cover;background-position: top center;background-attachment: initial;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 250px;}