As 10 melhores músicas para relaxar, aliviar a ansiedade e a tensão, segundo a ciência

[eBook] 5 maneiras fáceis de lidar com o estresse
Aprenda técnicas fundamentais para melhorar seus níveis de bem-estar.

Você sabia que Adele criou uma das melhores músicas para relaxar do mundo?

Sim, é verdade!

Em um estudo recente cientistas do Reino Unido identificaram as 10 melhores músicas para relaxar do mundo e “Somebody like you”, do albúm 21, de Adele está entre os sons que são, comprovadamente, um santo remédio para aliviar o estresse, a ansiedade e a tensão.

Todos sabem que precisam gerenciar seu nível de estresse. Quando as coisas ficam difíceis no trabalho, na escola ou na sua vida pessoal, você pode usar vários tipos de truques e técnicas para acalmar seus nervos.

Eu citei em artigos anteriores que manter um diário de gratidão e cultivar o hábito de meditar, por exemplo, podem ajudar muito. Aqui eu quero te apresentar mais uma técnica cientificamente comprovada: ouça a playlist com as 10 melhores músicas para relaxar já criadas.

Quer saber quais são elas e como elas funcionam? Vamos lá!

Som: a linguagem universal

O som é uma linguagem universal, acima de todas as línguas, e está presente nas nossas vidas o tempo todo, na sua maioria de forma inconsciente. A audição é o primeiro sentido que o ser humano desenvolve. Antes mesmo de o aparelho auditivo estar formado, o feto escuta através das vibrações sonoras.

No desenvolvimento da espécie humana, porém, com o passar dos séculos, a audição que era muito desenvolvida, foi sendo atrofiada. O mundo hoje produz uma quantidade excessiva de ruídos e de música inadequada que causam danos enormes, por essa razão, as pessoas instintivamente acionam um mecanismo de proteção em que “fazemos de conta” que os ruídos desagradáveis não existem, ou seja, inconscientemente fazemos uma espécie de seleção sonora, mas mesmo assim esses sons atuam drasticamente em todo o nosso sistema nervoso.

Quando estamos numa esquina barulhenta, por exemplo, fazemos de conta que o barulho não existe, mas ele existe e nos afeta. E em muitos casos nós podemos escolher o que ver, pois o campo de visão é limitado, mas não podemos escolher o que ouvimos. Somos definitivamente muito mais vulneráveis na audição.

 O poder do som no seu bem-estar, níveis de estresse e ansiedade

Fisicamente, o som altera nossas batidas cardíacas, a respiração e as ondas mentais. O som do mar, por exemplo, nos relaxa. Os ciclos das ondas do mar têm grande relação com o ciclo de nossa respiração, e por isso nos é muito familiar e reconfortante. A música também tem o poder de alterar a estrutura molecular da água.

Psicologicamente, o som tem o poder de mudar de alterar profundamente o nosso humor. Quando ouvimos uma musica triste, alegre ou estridente imediatamente a música interfere no nosso estado emocional, nos deixando triste, alegre, irritados.

O som também altera nossa produtividade porque interfere com nossa capacidade de processar informação. Nosso poder de processamento auditivo nos permite escutar apenas um som de cada vez, portanto se você está num escritório barulhento, esse ruído pode causar danos à saúde e a produtividade dos profissionais.

O uso do som causa impacto também nos pontos de venda porque pode reduzir ou aumentar dramaticamente as vendas em até 28%.

Por isso, desenhar o ambiente sonoro de acordo com o que queremos provocar e que o som representa, é uma grande oportunidade de melhorar sua qualidade de vida.

A musicoterapia tem sido popularizada nas últimas décadas porque ficou comprovado como uma forma eficiente de relaxar e restaurar a saúde emocional de alguém em curto prazo de tempo. Os efeitos da música no comportamento cerebral são espetaculares.

A música mais relaxante do mundo

Agora, neurocientistas do Reino Unido especificaram quais músicas provocam o maior efeito de relaxamento no mundo. Em um estudo recente foi descoberto que ouvir a música “Weightless” em um momento de grandes níveis de estresse resultou em uma redução impressionante de 65% na ansiedade geral dos participantes do estudo.

A música, que tem uma versão de 10 horas de duração (que você pode ouvir no final desse artigo), foi construída com esse objetivo em mente. O grupo que criou “Weightless” desenvolveu a música com a ajuda de terapeutas do som. Suas harmonias e ritmos foram cuidadosamente arranjadas para ajudar a diminuir a frequência cardíaca do ouvinte, reduzir a pressão arterial e diminuir os níveis do hormônio do estresse, o cortisol.

Ouça a música:

 

Playlist com as melhores músicas para relaxar e meditar, aliviar a tensão e ansiedade

Clique aqui para adicionar a lista pública à sua conta de Spotify ou ouça abaixo as 10 músicas destacadas no estudo como as mais relaxantes do mundo:

9. “We Can Fly,” by Rue du Soleil

8. “Canzonetta Sull’aria,” by Mozart

7. “Someone Like You,” by Adele

6. “Pure Shores,” by All Saints

5. “Please Don’t Go,” by Barcelona

5. “Strawberry Swing,” by Coldplay

4. “Watermark,” by Enya

3. “Mellomaniac (Chill Out Mix),” by DJ Shah

2. “Electra,” by Airstream

1. “Weightless,” by Marconi Union (versão com 10 horas de duração)

 

 

Obs.: cuidado ao ouvir essas músicas ao dirigir. Elas causam profundo relaxamento e sonolência.

 

Tem alguma música ou playlist interessante para indicar? Deixe nos comentários abaixo.

Abraços!

Beatriz Rustiguel

[eBook] 5 maneiras fáceis de lidar com o estresse
Aprenda técnicas fundamentais para melhorar seus níveis de bem-estar.
Beatriz Rustiguel da Silva

Beatriz Rustiguel, comunicadora, professora universitária, especialista em Resiliência e Gestão de Estresse pela University of Washington (UWashingtonX), colaboradora do projeto ProLÍDER da Universidade Santa Cecília, colunista no site ‘Eu sem fronteira’, consultora de comunicação para o Banco Interamericano de Desenvolvimento e fundadora do projeto Mentalidade de Crescimento.

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-color: #01b5aa;background-size: cover;background-position: top center;background-attachment: initial;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 250px;}