Benefícios de se cultivar uma mindset organizacional de crescimento na sua empresa e ambiente de trabalho

mindset organizacional

Mindset refere-se ao trabalho de Carol Dweck, uma psicóloga da Universidade de Stanford, que passou mais de trinta anos estudando o efeito da mentalidade (mindset) no aprendizado e no gerenciamento de desafios tanto em indivíduos como em organizações.

Assim como os indivíduos, as organizações “pensam” e sua forma de enxargar os desafios e as próprias habilidades vai revelar como elas lidam e dão respostas emocionais, cognitivas e comportamentais às experiências.

Um dos maiores desafios que qualquer líder enfrenta é o desafio de mudar a mindset de um grupo. Isto é especialmente verdadeiro para novos líderes em organizações já estabelecidas. Este é o fenômeno do “é assim que nós sempre fizemos”.

Até Moisés enfrentou isso quando tentou libertar o povo de Deus da escravidão. Alguns deles disseram: “Nós deveríamos ter ficado no Egito…”.

Esta é uma das principais razões pelas quais o gerenciamento de mudanças é um processo intencional, deliberado e muitas vezes lento, mas necessário. A mindset coletiva tem um impacto poderoso sobre o desempenho, aprendizado, engajamento, auto-regulação e resiliência dos membros de uma organização e, portanto, deve ser desenvolvida pro-ativamente pela empresa.

 

 

O que é mindset organizacional e porque ela é importante para o sucesso de qualquer empreendimento

Mentalidade ou mindset (em inglês) é o conjunto de crenças, maneira de pensar, e disposições psíquicas e morais que caracterizam uma coletividade, uma classe de pessoas ou um indivíduo.

A mindset organizacional é um fator fundamental no desempenho e na capacidade de evolução, aprendizado e superação de indivíduos e grupos. Tipos diferentes de mentalidades produzem comportamentos e performances muito diferentes e exitem dois tipos de mindsets – a mindset de crescimento e a mindset fixa.

 

Os dois tipos de mindset organizacional e sua influência no comportamento individual mindset organizacional

Em resumo uma mindset de crescimento é a crença de que habilidades podem ser desenvolvidas, que um esforço consciente para fortalecer e melhorar nossas habilidades irá aumentá-las. Em contraste, uma mentalidade fixa é a crença de que nossas habilidades são fixas e, independentemente do esforço, não podem ser significativamente alteradas – conforme já comentamos em textos anteriores.

Segunda a autora, algumas organizações também tem em sua estrutura fundamental de crenças a ideia de que a inteligência e o talento são elementos fixos e muito difíceis de serem desenvolvidos. Esse é um tipo de mentalidade que ela chamou de “mindset fixa”.

Outras organizações por sua vez veem a inteligência e o talento como características que podem ser desenvolvidas. Esse tipo de interpretação a respeito da inteligência é característica de uma “mindset de crescimento”.

A perspectiva a respeito das capacidades de aprendizado e evolução dos colaboradores pode ser observada na forma como uma organização promove ou reafirma um dos dois tipos de mindset através de suas práticas cotidianas, perfil de liderança, e em sua cultura.

Vale notar que existe uma força intrínseca ao comportamento coletivo, assim a mindset individual se mescla e sofre influência de estímulos da mindset do grupo. Por isso, empresas podem ajudar a mudar a mindset de seus colaboradores ou reforçá-la, independente de qual seja.

 

Características de uma mindset organizacional de crescimento

Eis aqui três características comuns à empresas que tem uma cultura de crescimento:

1 Coloca enfoque no aprendizado, na dedicação e no esforço

Uma empresa e um líder com mindset de crescimento vão valorizar e promover um ambiente onde os seus membros e participantes possam se desenvolver constantemente, inclusive dando espaço para o erro e, até mesmo, para o fracasso.

2 Acredita que talento deve ser cultivado e desenvolvido

Ao contrário de instituições com mentalidade fixa, a política de contratação e recursos humanos não busca apenas atrair e reter talento já existente, mas sim desenvolver e potencializar a capacidade de aprendizagem de cada indivíduo dentro da organização.

Assim, a constante capacitação e o investimento em qualificação é uma prioridade de uma organização com mentalidade de crescimento considerando sua crença em que o talento pode ser desenvolvido. Serão desenvolvidas atividades que promovem o aprendizado individual e coletivo, a experimentação e o desenvolvimento de novas habilidades.

3 Promove um ambiente de colaboração e não de competição

São ambientes em que o trabalho em grupo é mais valorizado e recompensado do que a genialidade individual. Instituições como essa promovem uma cultura de abertura e transparência, além do trabalho de grupos multi-disciplinares.

 

Os benefícios da promoção da mindset de crescimento nas organizaçõesmindset organizacional, colaboração, equipe

Os resultados de um ambiente que promove a mentalidade de crescimento são muito claros tanto no desempenho pessoal, como no desempenho coletivo. Maiores níves de colabora, inovação, confiança, e satisfação dos caloboradores são alguns exemplos:

– Colaboradores demonstram níveis maiores de confiança, comprometimento e lealdade;

– Colaboradores apresentam níveis menores de comportamento antiético;

– Supervisores enxergam seus colaboradores como stendo maior potencial para liderança.

A mentalidade que uma organização promove tem implicações significativas sobre a forma como os elas se desenvolvem, inovam e navegam um mundo em ritmo acelerado de mudança. Mindset influencia muito como os desafios são abordados. Aqueles que trabalham em uma organização de mindset fixa são menos propensos a enfrentar desafios e a correr riscos. Quando a falha ocorre, aqueles com uma mentalidade fixa são significativamente menos propensos a aprender com o fracasso.

Para empresas de qualquer tamanho, portanto, é crítico que uma mindset organizacional de crescimento seja promovida.

O caminho da inovação e a força de uma organização necessariamente passa pela crença na possibilidade de mudança, evolução e aprendizado.

Você sente que o ambiente em que trabalha promove uma cultura de crescimento? Me conte deixando um comentário abaixo.

Abraços,

Beatriz Rustiguel

P.S.: Carol Dweck no Google Talks

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-color: #01b5aa;background-size: cover;background-position: top center;background-attachment: initial;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 300px;}