Metas SMART: a forma inteligente de definir metas e objetivos

Estamos apenas na segunda semana do novo ano, mas as resoluções de Ano Novo já estão sendo quebradas. De acordo com a pesquisa recente da Universidade de Scranton, apenas 92% das pessoas NÃO conseguem atingir suas resoluções de ano novo, ou seja apenas 8% das resoluções são cumpridas.

O estudo ainda explica que 46% desistem ou esquecem das resoluções ainda no primeiro mês do ano.

Isso faz sentido para mim, uma vez que a maioria das resoluções é vaga, irrealista e inespecífica. Além disso, não é só a passagem do ano que de repente, como que em um passe de mágica, faz com que tenhamos um nível de disciplina diferente.

Não nos transformamos em pessoas diferentes, como em um toque de mágica, apenas com avance do relógio.

Mas, o ano novo é definitivamente uma nova oportunidade de mudança. Podemos e devemos ser melhor hoje, do que ontem. E não precisamos nem de uma mudança radical. 1% melhor a cada dia já é bastante.

Então, fazer resoluções não é de todo inútil, mas você precisa mudar sua forma de pensar sobre elas.

Você precisa transformar as resoluções inúteis e irrealizáveis em metas concretas, mensuráveis e realmente alcançáveis. Quer saber como?

Continue lendo o artigo que eu te conto!

Metas SMART: a forma inteligente de definir suas metas

As metas SMART foram criadas pela primeira vez por George T. Doran em Novembro de 1981, como uma ferramenta para ajudar a melhorar as chances de sucesso na realização de uma meta.

Pessoalmente, tenho utilizado a técnica SMART para  estabelecer metas em base trimestral nos últimos anos e tem sido muito útil. Acredito que pode ser transformador para você também.

A técnica é utilizada também em âmbito pessoal como para âmbito profissional.

Mas, o que faz um objetivo SMART, ou inteligente? A palavra SMART em Inglês significa inteligente, e também é um acrônimo para as palavras Específico, Mensurável, Atingível, Relevante e Baseado no Tempo.

Para ver mais detalhes assista ao vídeo abaixo e acompanhe com o texto abaixo:

Específico

Você não pode encontrar o seu caminho antes de definir o destino, por isso, seja incrivelmente específico sobre o que você deseja realizar. Concentre-se no que é e onde está o seu objetivo. Em seguida, remova qualquer imprecisão. “Perder peso” não é inteligente. Em vez disso, tente algo como “perder 20 quilos”.

Mensurável

Nós medimos o que importa. Certifique-se de que seus objetivos estejam vinculados a indicadores objetivos de sucesso. Isso torna uma meta mais tangível, porque fornece uma maneira de medir o progresso. Para perda de peso, você pode usar peso, índice de massa corporal ou porcentagem de gordura corporal a cada período específico de tempo. Cada um pode ser medido, permitindo que você acompanhe seu progresso e mantenha o foco.

Atingível

Pense em como alcançar seu objetivo e se você tem as ferramentas e habilidades necessárias. Se você não possui atualmente essas ferramentas ou habilidades, considere o que seria necessário para alcançá-las. Malhar cinco vezes por semana todas as semanas, para alguém que sedentária e que nunca malhou antes é uma meta muito difícil. Comece com duas ou três vezes por semana nos primeiros meses e vá aumentando sua meta aos poucos. Quebre suas metas em pequenas etapas para você se manter motivado, focado e consegui de fato progredir.

Relevante

Torne sua meta pessoal para você e sua vida. Concentre-se no impacto que isso irá causar. Uma das razões pelas quais a perda de peso aparece em tantas listas de resolução de ano novo é que o peso – e, especificamente, excesso de peso – pode afetar a qualidade de vida e a longevidade de uma pessoa, além da confiança e auto-estima. Então, sabendo disso a importance fica clara e pode ter dar uma motivação a mais.

Baseado no tempo

Defina um prazo para trabalhar. Forneça uma data prevista em todas as entregas. Faça a si mesmo perguntas específicas sobre o prazo e certifique-se de que é razoável.

Exemplos de Metas SMART

Aqui estão alguns exemplos de metas SMART :

  • Até 31 de dezembro de 2019, meu novo empreendimento aumentará as taxas de conversão de vendas em 20%.
  • Até 31 de março de 2019, planejarei e executarei cinco webinars de clientes com mais de 15 participantes por evento e 80% ou mais de satisfação.
  • Durante os próximos 90 dias, aumentaremos o tráfego do nosso mecanismo de pesquisa em 10% concentrando-nos em otimizar novamente o conteúdo existente e fazer um esforço conjunto para ganhar 20 backlinks de alta qualidade para esse conteúdo.

Um último ponto: avalie continuamente sua evolução. Certifique-se de rever seus objetivos regularmente. As coisas mudam e evoluem, assim como seus objetivos. Após a avaliação, faça as alterações necessárias. Pense em si mesmo como um veleiro, aderindo ao vento para fazer constantemente pequenas correções de rumo.

Estabelecendo as suas metas SMART imediatamente

Você pode começar a aplicar a técnica imediatamente e pode utilizar ferramentas como calendários, listas, agendas, etc. para estabelecer suas metas e medir o seu progresso. As opções são diversas. Aqui vamos te dar algumas opções gratuitas e muito eficientes.

Guia gratuita de metas SMART em pdfmetas smart, guia metas smart em pdf

Nós criar uma guia que você pode baixar e começar a revisar e estabelecer suas metas imediatamente.

CLIQUE AQUI para baixar a guia gratuita de metas SMART em pdf

Nos últimos anos, estabelecer metas SMART tornou-se o padrão ouro. Agora existem até ferramentas para ajudá-lo, incluindo modelos gratuitos do ToolsHero e do Brian Tracy International. Portanto, antes de se superar por deixar de cumprir as resoluções do Ano Novo, substitua-as por metas SMART.

Outras ferramentas de Metas SMART

Aqui no MdeC, nós estamos desenvolvendo uma série de vídeos que vão te ajudar aprender a usar uma ferramenta de planejamento chamada Trello que pode ser transformadora na sua capacidade de realização. A ferramenta é um sucesso no mundo todo porque ajuda a indivíduos e grupos de trabalho a visualizar, interagir e analizar o progresso do alcanço de metas, projetos e planos inteiros.

Se inscreva no nosso canal do YouTube e ative as notificações para acompanhar a série de vídeos: CLIQUE AQUI

E assista nossa playlist abaixo sobre como estabelecer Metas Smart:

Leitura complementar:

 

Abraços,

Beatriz Rustiguel

Beatriz Rustiguel da Silva

Professora, formada em comunicação social, especialista em Métodos e Técnicas de ensino e autora.

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-color: #01b5aa;background-size: cover;background-position: top center;background-attachment: initial;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 250px;}