5 razões para você começar a praticar meditação mindfulness imediatamente

A meditação mindfulness vem ganhando cada vez mais adeptos nos dias atuais. Isso porque ela é uma atividade que traz muitos benefícios tanto para o corpo como para a mente.

Mindfulness é uma palavra em inglês, que traduzindo significa atenção plena. Ou seja, é o estado da mente quando ela está completamente atenta ao que está acontecendo no presente.

Quer saber mais sobre a meditação mindfulness e como ela pode ser um diferencial na sua vida? Então, vamos para leitura!

 

Meditação mindfulness: a técnica que revomeditacao-mindfulness-01luciona sua saúde mental e emocional

Conforme já comentei no sobre mindfulness, nós passamos quase metade da nossa vida distraídos e sem realmente estar vivendo o presente.

Quantas vezes você já fez algo preocupado com o que terá que fazer depois ou no que aconteceu no passado? Quantas vezes realizou uma atividade rotineira sem perceber, pois, estava no piloto automático?

Muitas vezes acreditamos estar cientes das atitudes que tomamos, do que fazemos, mas no fundo não estamos. A distração é algo que rouba a nossa mente, fazendo com que nossos pensamentos fiquem vagando. Essa condição é prejudicial, pois, além de afetar o nosso dia-a-dia, ela aumenta os níveis de estresse e ansiedade, diminuindo assim os níveis da felicidade.

Esse estado de distração é justamente o que a meditação mindfulness ajuda a evitar.

Os exercícios de mindfulness treinam a mente para que você tenha plena atenção e fique focado e calmo durante as situações do momento presente.

5 motivos para você começar a praticar meditação mindfulness

Agora que você já sabe um pouco sobre a importância de estar com atenção plena no momento presente, é hora de conhecer alguns motivos para você começar a praticar uma das técnicas de mindfulness mais poderosas que existem imediatamente: a meditação mindfulness. Veja a seguir:

  1. Reduz o estresse

Realizar os exercícios da meditação mindfulness faz com que os níveis de cortisol (que é o hormônio responsável pelo estresse) diminuam no corpo.

Com isso, você consegue manter com mais facilidade o seu nível de estresse sobre controle e passa a ter uma vida mais tranquila e calma.

  1. Promove o autoconhecimento

Essa técnica permite que nós enxerguemos além do que está aparente de forma gentil e sem julgamento. O autoconhecimento e a autoconsciência é uma das habilidades mais poderosas que alguém pode ter.

E atividades de mindfulness nos ajudam a aplicar o nosso conhecimento a respeito de nós mesmos de maneira objetiva, e nos ensina a observar os pontos cegos da nossa personalidade, dos nossos sentimentos e das nossas emoções e isso, consequentemente, aumenta também nosso nível de inteligência emocional.

  1. Melhora a produtividade

Para que você seja produtivo em qualquer atividade que realizar, é necessário ter muita atenção e concentração no que está fazendo. Pessoas distraídas diminuem seu rendimento e eficiência.

Por isso, atividades de mindfulness tem sido muito indicadas para quem quer aumentar seu desempenho profissional e produtividade.

  1. Melhora a imunidade e acelera a recuperação de doenças

Pesquisas comprovam que a meditação mindfulness faz com que o estado geral da sua saúde e do seu corpo melhore significativamente.

Por exemplo, se você pega uma gripe, a duração vai ser bem menor e os sintomas serão amenizados. Então, ela se tornando aliada no combate de várias doenças crônicas, distúrbios de sono, hipertensão arterial, dores de cabeça, entre outras.

  1. Reduz a ansiedade e ajuda a prevenir e tratar a depressão

A depressão é a doença do século e está atingindo muitos brasileiros. E uma das formas de contribuir para que esse número abaixe é a meditação.

As técnicas de mindfulness inclusive tem sido usada formalmente no mundo todo por médicos psiquiatras e psicólogos como uma das atividades de prevenção e também de tratamento desses tipos de doença mental.

Essa técnica acaba contribuindo para que a pessoa viva intensamente o presente e consiga controlar seus pensamentos compulsivos em relação a problemas do passado e preocupações com o futuro.

Comece a meditar imediatamente

Se você quer aprender essas técnicas poderosas de meditação para aumentar seus níveis de foco, concentração e atenção plena no momento presente, eu te convido a conhecer o curso de mindfulness para iniciantes da Mentalidade de Crescimento que será lançado em breve.

Esse curso é ideal para quem nunca meditou e quer começar e para quem já tentou mais desistiu. Você não precisa ter nenhum conhecimento prévio sobre o assunto!

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Abraços,

Beatriz Rustiguel

Beatriz Rustiguel da Silva

Professora, formada em comunicação social, especialista em Métodos e Técnicas de ensino e autora.

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