7 técnicas para desenvolver a inteligência emocional no trabalho

[Curso] Resiliente: um coração inabalável
Este curso te capacitará com habilidades para o gerenciamento do estresse e fortalecimento das emoções.

A inteligência emocional é a base para o desenvolvimento da maior parte das habilidades interpessoais exigidas para o sucesso no mercado de trabalho. E, por isso, é muito importante aprender como gerenciar as suas emoções e a das pessoas à sua volta no ambiente profissional.

Mas, desenvolver a inteligência emocional no trabalho é uma tarefa que demanda esforço e dedicação. Isso porque as emoções e sentimentos estão em constante mudança e também devido ao nível de estresse e tensão dos ambientes profissionais que podem dificultar seu gerenciamento.

Confira abaixo algumas dicas que irão te ajudar a desenvolver sua inteligência emocional no trabalho.

7 maneiras de desenvolver sua inteligência emocional no trabalho

1. Análise seu próprio comportamento

Avalie suas próprias atitudes durante o dia a dia. Autoconhecimento é o primeiro passo para o controle emocional. Veja como você lida com os próprios sentimentos e com situações que exigem o controle sobre eles.

2. Domine as suas emoções

Não deixe que os seus sentimentos te dominem. Controle-os! Evite tomar decisões impulsivas das quais irá se arrepender. Uma forma de preservar a calma e o equilíbrio é desenvolver o hábito de meditar no trabalho.

3. Aprenda a lidar com as emoções negativas 

A vida é feita de bons e maus momentos. Saber lidar com as emoções negativas é essencial para que você não se deixe abalar por elas facilmente. Aprenda a lidar com fracasso e decepções de forma positiva e desenvolva a sua resiliência.

4. Aumente sua autoconfiança

A autoconfiança é essencial. Isso porque é preciso que você acredite em si mesmo para vencer desafios do dia a dia.

5. Aprenda a lidar com a pressão

O estresse e a pressão são coisas inevitáveis dentro do ambiente de trabalho. Por conta disso, é essencial que você saiba lidar com essas situações de muita pressão de maneira eficaz e sadia.

6. Não tenha medo de se expressar

Não confunda controle de emoções com repreensão de emoções. Expressar o que você está sentindo ou pensando é essencial. Isso porque, quanto mais você segura esses sentimentos dentro de si, maior será o estrago quando eles vierem à tona de uma única vez.

7. Desenvolva a empatia

Tão importante quanto compreender os próprios sentimentos, é essencial que você se coloque no lugar dos outros. As pessoas ao seu redor também possuem emoções, e cabe a você tentar compreendê-las para melhorar seus relacionamentos interpessoais.

Essas técnicas devem ser colocadas em prática todos os dias para que você consiga desenvolver a inteligência emocional no trabalho de maneira eficaz.

Lembre-se, essa é uma tarefa complexa, que exige foco, dedicação e cuidado contínuo, mas que vale a pena pois contribui para o fortalecimento das suas relações profissionais, te ajuda a colaborar melhor com sua equipe de trabalho e a fortalecer a mindset da empresa em que você trabalha.

[Curso] Resiliente: um coração inabalável
Este curso te capacitará com habilidades para o gerenciamento do estresse e fortalecimento das emoções.
Beatriz Rustiguel da Silva

Beatriz Rustiguel, comunicadora, professora universitária, especialista em Resiliência e Gestão de Estresse pela University of Washington (UWashingtonX), colaboradora do projeto ProLÍDER da Universidade Santa Cecília, colunista no site ‘Eu sem fronteira’, consultora de comunicação para o Banco Interamericano de Desenvolvimento e fundadora do projeto Mentalidade de Crescimento.

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-color: #01b5aa;background-size: cover;background-position: top center;background-attachment: initial;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 250px;}