8 dicas que te ajudarão a desenvolver o hábito da leitura em até 30 dias

Ler livros de forma consistente e desenvolver o hábito da leitura é de longe a melhor coisa que já me aconteceu.

Eu já ofereci orientação e treinamento para muitas pessoas por vários anos. No entanto, nunca tive acesso a alguns dos mentores que gostaria de ter tido mas, uma maneira de entrar em contato com eles é ler os seus livros. Pense comigo, alguém leva em média 6 meses para escrever um livro, e as pessoas geralmente colocam suas melhores idéias e pensamentos em seus livros.

Por isso, a leitura é a melhor maneira possível de acessar o cérebro e os melhores conhecimentos de outra pessoa.

Não é extraordinário??

Eu já li livros de algumas das mentes mais brilhantes do mundo e sinto que conheço essas pessoas pessoalmente como resultado.

Portanto, se você não incorporou isso à sua vida de maneira consistente, está perdendo uma incrível oportunidade de acessar uma quantidade imensurável de riqueza e sabedoria.

Criando o hábito da leitura

Neste artigo, te convido a fazer um favor a si mesmo e tentar ser um leitor mais consistente. Eu prometo que você não vai se arrepender!

Aqui eu te dou 8 dicas de como incorporar o hábito da leitura da sua vida.

Depois de perder peso, parar de procrastinar e viajar, acredito que ler mais é um dos objetivos mais comuns que muitas pessoas estabelecem para si mesmas e com razão!! Um bom livro pode ser extremamente gratificante, pode ensinar coisas e criar personagens tão vívidos que você se sente como se realmente os conhecesse.

Mas, se tornar um leitor consistente pode ser desafiador por diversas razões. Eu posso encontrar pelo menos mil razões para não ler mais habitualmente. As razões mais comuns são: a falta de tempo, a falta de prazer na leitura e a falta de vontade de gastar dinheiro com livros. 

Neste artigo, eu vou te dar dicas para lidar com esses problemas e se tornar um leitor profissional!! 

Vamos lá! 

Escolha tópicos envolventes

Para a maioria de nós nossas primeiras e principais experiências com a leitura foram banhadas por uma sensação de aborrecimento e de obrigação. 

Estudamos em média 12 anos ao longo da nossa vida (para quem faz um curso superior) e nossa relação com a leitura durante todo esse tempo é ligado aos estudo e ao trabalho. 

Livros didáticos não são os mais divertidos de serem lidos e isso gera em nós uma clara resistência a experimentar e realmente buscar formas de sentir prazer com a leitura. 

Então, se você quer quebrar essa relação de obrigatoriedade com a leitura o primeiro passo a buscar livros que prendam a  sua atenção e que sejam prazerosos de serem lidos.

Cada um de nós tem alguma afinidade específica. Qual é a sua?

Encontre algum tema ou estilo que seja envolvente e prenda o seu interesse. 

Não é necessário que você se foque de imediato em temas mais complexos e que vão requerer maior atenção. 

Depois de cultivar o hábito da leitura, você pode passar para coisas mais difíceis, mas por enquanto, vá para as coisas divertidas e emocionantes.

Defina metas e crie expectativas realistas

Estabeleça uma meta de leitura e seja realista. Quanto mais específico for a sua meta melhor. 

Apenas definir que você quer ler um livro por mês é muito vago. Te aconselho a estabelecer metas diárias de número páginas, por exemplo, 20 páginas por dia. 

Isso é importante por que a sua ambição é criar o hábito da leitura, então, consistência diária é fundamental. 

Não adianta ler várias horas seguidas em um dia só da semana e nos outros não ler nada. Isso não vai criar um hábito e também não é realista. Você pode ser atacado pela procrastinação e em consequência vai acabar desistindo do objetivo de ler um livro de mês. 

Mas se você ler apenas 20 páginas por dia, por exemplo, você terá lido 400 páginas em 20 dias, ou seja, um livro inteiro. Essa é uma meta realista e facilmente alcançável. 

Se quiser aprender mais sobre como estabelecer metas inteligências clique aqui

Inclua a leitura na sua rotina diária

Um dos maiores segredos de criar hábitos é incluí-los nas rotinas já existentes na nossa vida. 

Seres humanos são seres de hábitos. 

Então, escolha um momento do seu dia em que você esteja mais alerta e bem disposto. Por exemplo, se você desligar a TV ou a Internet à noite, poderá ter um horário definido (talvez logo após o jantar) em que você e talvez todos os membros da sua família leiam todas as noites.

Faça da sua hora de leitura a sua hora favorita do dia. Tome um bom chá ou café enquanto lê. Sente-se em uma cadeira confortável com um bom cobertor. Leia durante o nascer ou o pôr do sol, ou na praia. Faça desse momento algo agradável e relaxante. 

Elimine as distrações e crie o ambiente correto

Se você realmente quiser ler mais, tente reduzir tudo aquilo que possa ser motivo de distração como o consumo de TV ou Internet. 

Isso pode ser difícil para muitas pessoas. Ainda assim, a cada minuto que você reduz a Internet / TV, você pode usar para ler. Isso pode criar boas horas livres de leitura de livros.

Eu sei que muitos de nós tem utilizado o celular para ler, mas acredito que essa prática pode ser um pouco prejudicial para quem está iniciando. 

Te aconselho a investir em livros físicos ou em aparelhos específicos para a leitura como o Kindle. 

A sensação de ter um livro em mãos (ou um aparelho específico para leitura) irá te ajudar a fazer a associação e criar memórias afetivas que ajudam com a criação de novos hábitos. 

Quanto mais associações positivas você fizer com o ato de ler, mais fácil será para o seu cérebro adquirir o hábito de leitura. 

Inclua a leitura no seu orçamento mensal

Uma das principais resistências para criar o hábito de leitura surge do fato de que o livro, no Brasil, é visto como algo caro e que para ler você precisa gastar dinheiro

Em primeiro lugar, precisamos ver a leitura como um investimento e não uma despesa. Então, eu te incentivaria a incluir no seu orçamento mensal uma verba específica para leitura.

E em segundo lugar, se você quer cultivar o hábito da leitura, mas não pode gastar dinheiro saiba que existem opções para ter acesso à leitura de qualidade sem precisar gastar. 

Um recurso que nós esquecemos, mas que é muito útil são as bibliotecas. Você pode usar a biblioteca mais próxima da sua casa e ter acesso à uma quantidade de conteúdos gigantesca, inclusive, a maioria das bibliotecas atualmente possibilitam o empréstimo de livros digitais (em formato de ebook ou em formato de audiobook). Então, se você não tem cadastro na biblioteca da sua comunidade, faça já! 

Além disso, você pode fazer troca de livros com amigos ou pode comprar livros a baixo custo nos sebos da sua cidade (ou em centenas de sebos que vendem livros online).

Busque recomendações

Existem muitos lugares para procurar recomendações de livros na internet inclusive na nossa página de Livros Recomendados. A maioria dos sites são simples, gratuitos e, o melhor de tudo, ajudará a evitar o sentimento de remorso que você sente quando chega em casa da livraria ou biblioteca, começa a ler e percebe que acabou de perder seu tempo e, possivelmente, seu dinheiro suado com um livro ruim no qual você não tem interesse em ler.

Crie uma lista de livros que você quer ler

Uma lista de leitura o ajudará a organizar sua leitura e a alcançar seus objetivos de leitura, aumentando a probabilidade de você ler tudo o que deseja. Também ajudará você a priorizar determinados livros em detrimento de outros, de acordo com seus objetivos específicos.

Use uma planilha de controle de hábitos

Se você deseja criar e manter um hábito de forma consistente, uma coisa simples e eficaz que você pode fazer é manter um rastreador de hábitos.

A criação de novos hábitos geralmente leva tempo. E enquanto você espera que as recompensas de longo prazo de seus esforços se acumulem, você precisa de um motivo para cumpri-las no curto prazo. Você precisa de algo que te motive, ou seja, precisa de algum feedback imediato que mostre que está no caminho certo.

E é aqui que um rastreador de hábitos pode ajudar. Um rastreador de hábitos é uma maneira simples de avaliar se você adotou um hábito.

 

O formato mais básico é utilizar uma espécie de calendário e apontar todos os dias em que você seguir sua rotina. Por exemplo, se você meditar nas segundas, quartas e sextas-feiras, cada uma dessas datas recebe um X. À medida que o tempo passa, o calendário se torna um registro do seu hábito. Veja um exemplo ao lado:

Nós decidimos criar um modelo de rastreador de hábitos para te ajudar a iniciar seu hábito de leitura.

Clique aqui para baixar o nosso Rastreador de Hábitos.

Recapitulando

Quando o seu hábito de leitura estiver em um nível avançado, talvez seja uma boa ideia investir mais e se aventurar por novos gêneros de leitura, mas para começar as nossas dicas são:

  1. Escolha tópicos envolventes
  2. Defina metas e crie expectativas realistas
  3. Inclua a leitura na sua rotina diária
  4. Elimine as distrações e crie o ambiente correto
  5. Inclua a leitura no seu orçamento mensal
  6. Busque recomendações
  7. Crie uma lista de livros que você quer ler
  8. Use uma planilha de controle de hábitos (clique aqui para baixar)

Implementando essas dicas tenho certeza que você irá ser um ‘leitor profissional’ em tempo récord.

Boa leitura!!

Obs.: Aproveite para conhecer nosso livro Mindset Realizadora: alinhando sua mente para alcançar resultados arrasadores

Beatriz Rustiguel da Silva

Professora, formada em comunicação social, especialista em Métodos e Técnicas de ensino e autora.