3 ingredientes de um espírito guerreiro: força de vontade, mindset e paixão

[Curso] Resiliente: um coração inabalável
Este curso te capacitará com habilidades para o gerenciamento do estresse e fortalecimento das emoções.

O filósofo escocês Thomas Carlyle disse a seguinte frase há trezentos anos: “Sem pressão; Sem diamantes”. Essa é a verdade até hoje.

Todos nós temos uma zona de conforto na vida. Além dela se enfrenta pressão, desconforto. Sair da zona de conforto para alcançar coisas melhores requer garra. E a única pessoa que realmente pode empurrá-lo a ir um pouco mais longe na vida é você mesmo.

Garra é o termo que os psicólogos usam para descrever a perseverança consistente. É uma espécie de motivação grande – não apenas a energia necessária para impulsionar uma tarefa difícil, mas a energia necessária para impulsionar anos de tarefas difíceis.

A garra está associada à perseverança, à resiliência, à ambição e à necessidade de realização. Isso envolve manter o esforço focado em metas por longos períodos de tempo.

Segundo Daniel Coyle “GARRA é essa mistura de paixão, perseverança e autodisciplina que nos mantém avançando apesar dos obstáculos”.

Ela é uma característica de sua personalidade, uma atitude e uma habilidade. E o bom é que você pode cultivar e desenvolver sua garra para conseguir o que é importante para você. Ela é uma habilidade que pode ser aprendida e praticada ao longo do tempo.

Enfrentando obstáculos com garra

Sua resposta e atitude diante de uma situação desafiadora é mais importante do que obstáculo que você enfrenta. Ryan Holiday diz que “o obstáculo é o caminho”. E você precisa de garra para atravessar os obstáculos no seu caminho.

“Garra na psicologia é um traço emocional positivo baseado na paixão de um indivíduo por um objetivo de longo prazo, juntamente com uma motivação poderosa para atingir tal objetivo” – Wikipedia

A Dra. Angela Duckworth, da Universidade da Pensilvânia, é a pesquisadora mais conhecida do mundo quando se trata do tema garra, e ela define garra como: “trabalhar intensamente em direção a desafios, mantendo o esforço e o interesse ao longo dos anos, apesar de falhas, adversidades e percalços no processo“.

A capacidade de aderir e perseguir um objetivo durante um longo período é um indicador importante de alcançar qualquer coisa que valha a pena na vida, assim, garra é um indicador melhor do sucesso do que o talento.

Não importa o quão talentoso você pensa que é, se você não dedicar horas de trabalho, talento não servirá de nada. A prática deliberada, metódica e consistente é a maneira de alcançar o verdadeiro domínio de uma atividade.

“A prática deliberada é difícil. Ela dói. Mas funciona. Quanto mais prática melhor o desempenho” Geoffrey Colvin explica em “Desafiando o Talento”.

Características de uma pessoa guerreira

1. Mentalidade de crescimento

Os seres humanos evoluem. Há muitas oportunidades de crescimento agora e no futuro. Se você acredita firmemente na ciência do crescimento humano, você tem uma maior chance de cultivar sua garra ao longo do tempo. Essa crença sozinha pode dar-lhe a perspectiva que você precisa para manter-se na luta mesmo quando o processo é difícil.

Reflita: quais são as pequenas coisas que você pode fazer todos os dias para atingir seus objetivos de vida de longo prazo? Perseverança e resiliência têm muito a ver com o sucesso do que você pensa.

2. Força de vontade

“Nós somos o que repetidamente fazemos. A excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito. “- Aristóteles

Garra é essencial. Mas não é atraente. Ela requer força de vontade.

O ato de se tornar um mestre em seu ofício, por exemplo, requer muito trabalho duro. O custo de ser o melhor e de desenvolver um trabalho significativo é a prática. Você experimentará frustração. Mas você só pode melhorar quando se compromete com a prática constante. Você cometerá muitos erros no processo. No começo erros e falhas são normais – na verdade, eles são até necessários. Abrace o longo processo repetitivo para melhorar.

Desenvolver garra leva tempo, e muitas pessoas não estão investindo o tempo necessário nisso. Mas o importante é que você entenda que o minset necessário para chegar ao objetivo de longo prazo pode ser desenvolvido ao longo do tempo.

Você pode manter o esforço e o interesse necessários para chegar ao fim! Você tem força de vontade!!

Às vezes você tem que abrir mão de algo bom para alcançar algo ótimo. A tendência de não abandonar tarefas em face a obstáculos constrói a resiliência que você precisa para ter sucesso na vida.

3. Paixão

O livro “Carrie” de Stephen King foi rejeitado 30 vezes antes de ser publicado. “Animal Farm” de George Orwell foi rejeitado porque “não há mercado para histórias de animais nos EUA”.

Harry Potter e a Pedra do Feiticeiro foi rejeitado 12 vezes e J. K. Rowling recebeu o conselho “para não deixar o seu trabalho diurno” porque nunca seria bem sucedida como escritora.

O Disney foi demitido da Kansas City Star em 1919 porque, segundo seu editor, “lhe faltava imaginação e ele não tinha boas ideias”.

Então lembre-se sempre: fique orgulhoso do seu trabalho e nunca deixe de tentar.

Cultive a sua garra e saia cada vez mais da sua zona de conforto. E lembre-se do que Ryan Holiday disse: “O obstáculo é o caminho”.

[Curso] Resiliente: um coração inabalável
Este curso te capacitará com habilidades para o gerenciamento do estresse e fortalecimento das emoções.
Beatriz Rustiguel da Silva

Beatriz Rustiguel, comunicadora, professora universitária, especialista em Resiliência e Gestão de Estresse pela University of Washington (UWashingtonX), colaboradora do projeto ProLÍDER da Universidade Santa Cecília, colunista no site ‘Eu sem fronteira’, consultora de comunicação para o Banco Interamericano de Desenvolvimento e fundadora do projeto Mentalidade de Crescimento.

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-color: #01b5aa;background-size: cover;background-position: top center;background-attachment: initial;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 250px;}