12 dicas para superar a ansiedade e alinhar a sua mente na hora de fazer provas e testes

O combate à ansiedade e ao estresse deve ser uma atividade contínua e deliberada. Atividades como meditar diariamente, ouvir músicas relaxantes, manter um diário de gratidão são algumas formas de manter a ansiedade e o estresse sob controle. Mas, existem fases da vida que nossa força mental é desafiada e podemos até perder o controle das nossas emoções.

Fazer provas e testes são alguns desses momentos que mexem com a estrutura emocional de qualquer um.

A maioria dos estudantes e concurseiros experimentam algum nível de ansiedade ao fazer provas ou testes. E quando o equilíbrio emocional se vai, o desempenho de qualquer atividade mental fica prejudicado.

Em muitos casos, semanas ou meses de estudo vão por água abaixo se o candidato não controlar seus nervos.

Aqui, portanto, eu trago dicas para preparar você mentalmente para esses momentos. Elas vão te ajudar a lidar com a pressão e a garantir que você tenha o seu melhor desempenho para fazer provas e testes.

 

Se preparando para fazer provas e testes

Alinhe a sua mindset – encare a prova como uma oportunidade para mostrar o quanto você estudou e como uma oportunidade a mais de aprendizado. A sua vida vai continuar e outras oportunidades surgiram mesmo se você não passar.

Por isso, encare a prova como uma oportunidade de crescimento. Então, seja deliberado! Aprenda como aprender e trabalhe a sua Mindset para lidar com suas emoções durante momentos de pressão, frustração e até decepção.

Antes da prova

Prepare-se – Qualquer objetivo é alcançável se você tem a estratégia correta. Por isso, planeje deliberadamente como aprender o conteúdo da prova, mas vá além e aprenda como fazer provas da forma correta. Não basta saber o conteúdo!

Então, dedique-se a ter hábitos de estudo saudáveis, como criar um cronograma com metas concretas de estudo. Isso lhe dará uma sensação de progresso à medida que você completar as tarefas necessárias antes do grande dia. Busque ter a informação completa a respeito do concurso ou prova que você vai realizar. Tenha todo o material revisado e organize o que você precisará para o dia da prova.

Descanse – você pode sentir uma tremenda pressão para dedicar cada momento do seu dia aos estudos, mas é importante alocar uma parte de sua agenda para descansar e se reconectar com as pessoas que você ama.

Dê uma volta para desfrutar do ar fresco, saia para jantar com sua família, brinque com seus animais de estimação ou prepare uma xícara de chá.

Seu cérebro exige tempo para integrar o conhecimento. Se você não diminuir o fluxo de informações, sua mente ficará saturada a uma taxa mais rápida do que você pode armazenar novos dados.

Seja disciplinado com os seus momentos de descasos. Todo bom competidor sabe que um período de recuperação é necessário entre cada sessão de treino. E você também precisa saber disso.

Dormir também é fundamental. A fadiga prejudica sua resiliência. O tempo de inatividade podem aliviar os efeitos da ansiedade, mas nenhum deles será tão efetivo quanto o sono.

Seja prático e organizado – Prepare tudo o que você vai precisar levar no dia anterior a prova.

Se possível, nos dias ou semanas anteriores à prova, crie uma rotina antes das sessões de estudo que seja semelhante à rotina que você vai realizar nos dias de fazer provas. Deixe que seu cérebro se acostume e que as atividades se tornem um hábito.

Hábitos são dificilmente alterados pelo estado emocional do indivíduo, então se você ficar nervoso, não vai correr o risco de esquecer um documento ou coisa parecida no dia da prova.

Chegue na sala de prova antes do horário e se for possível escolha um local confortável para fazer o teste com boa iluminação e distrações mínimas.

Alimente-se – Tome um bom café da manhã. As frutas e vegetais frescos são frequentemente recomendados para reduzir o estresse. Evite alimentos com alto teor de açúcar.

Relaxe a mente e respire – Antes da prova começar, tire 10 minutos para realizar um breve exercício de respiração. Isso irá reduzir seu batimento cardíaco, e colocar sua mente em um estado de atenção relaxada.

Feche os olhos e respire fundo. Dê uma pausa após a inalação e então expire de forma lenta e completa antes de começar de novo.

Pode parecer muito bobo, mas, expandir o seu peito para respirar profundamente, relaxa seus músculos e incentiva-os a trabalhar normalmente de novo. Como um bônus, o aumento do fluxo de oxigênio ajuda a energizar seu cérebro.

Durante a prova

Preste atenção nos sinais de tensão – Mude de posição quando sentir que está tenso. Levante-se se possível. Isso irá ajudá-lo a relaxar.

Não se deixe abater – Se você não se lembrar em uma resposta, ignore a pergunta rapidamente e passe para a próxima. Volte nela apenas no final.

Mantenha o foco – Não preste atenção nos colegas e não entre em pânico quando os outros começarem a entregar suas provas. Não há recompensa para quem termina primeiro.

Dê uma pausa – Se estiver se sentindo cansado, tire alguns minutos e vá ao banheiro ou faça o exercício de respiração novamente para descansar os olhos e reestabelecer a clareza mental novamente.

Após a prova

Faça uma lista do que funcionou e do que não funcionou – lembre-se dessas estratégias para a próxima prova. Aprenda com o que deu errado e implementes mudanças na próxima vez

Comemore – Não espere o resultado para comemorar. você está no caminho para alcançar o seu objetivo e independente do que acontecer você deu o seu melhor. Por isso, comemore!

5 verdades que você precisa se lembrar o tempo todo

  1. Você estudou, se dedicou e está dando o seu melhor!
  2. É inútil se preocupar com aquilo que você não pode controlar. Então, foque-se apenas em você e no seu desempenho. Não se preocupe com a concorrência.
  3. O medo é seu inimigo e precisa ser combatido! Você pode eliminá-lo respirando profundamente e meditando.
  4. Pense apenas no momento presente. Dê o próximo passo e continue.
  5. O importante é o processo e não o resultado. O resultado é apenas consequência do processo bem feito.
div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-color: #01b5aa;background-size: cover;background-position: top center;background-attachment: initial;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 300px;}