Aprender a ser resiliente com 7 personagens legendários

[Curso] Resiliente: um coração inabalável
Este curso te capacitará com habilidades para o gerenciamento do estresse e fortalecimento das emoções.

Existem várias formas de aprender a ser resiliente e uma das armas mais poderosas para se aprender qualquer coisa é através de histórias (reais ou fictícias). Por isso, eu te apresento abaixo uma lista de 7 personagens (reais e fictícios) que nos ensinam muito sobre resiliência.

A resiliência é uma capacidade emocional muito valiosa e que pode ser desenvolvida em qualquer etapa da vida por isso separei filmes adequados para adultos, adolescentes e crianças.

Te convido a aprender a ser resiliente e se encantar com essas histórias. Esses são filmes clássicos, então você já deve ter assistido alguns deles, mas eu te indico que assista novamente prestando atenção na força emocional desses personagens. Tenho certeza que você vai se inspirar.

Se você adora fazer maratonas de filmes e séries essa lista é para você!

Eis o que nós vamos ver:

Aprender a ser resiliente: lições para adultos

Chris Gardner do filme “À procura da felicidade”

Ensina sobre: resiliência, determinação, honestidade e integridade. Inspirado em fatos reais.

Will Smith interpreta a história de Chris Garner, um vendedor na cidade de São Francisco que vive no limite da linha da pobreza. Depois de ser abandonado pela mulher e tendo que criar sozinho o filho de 5 anos a determinação de Chris finalmente surte efeito.

Ele arruma um estágio não remunerado em um programa ultra-competitivo, onde somente um em cada 20 candidatos consegue ser efetivado. Mas sem salário, Chris e seu filho são despejados do apartamento em que vivem e são forçados a dormir nas ruas, em abrigos comunitários e até mesmo em banheiros das estações de metrô.

Com muita determinação e confiança Chris Gardner dá a volta por cima para se tornar uma lenda em Wall Street.

Joy Mangano do filme “Joy: O Nome do Sucesso”

Ensina sobre: resiliência, determinação e coragem. Inspirado em fatos reais.

Ele conta a história de uma mulher que é ferozmente determinada, a empreendedora Joy Mangano. Ela enfrenta um número infinito de desafios para triunfar como a fundadora e matriarca de um império bilionário.

Joy passa por cima das suas limitações, da falta de fé das pessoas à sua volta, da falta de apoio e até mesmo de suas restrições pessoais.

 

 Aprender a ser resiliente: lições para adolescentes e jovens adultos

Katniss Everdeen dos filmes e livros “Jogos Vorazes”

Ensina sobre: resiliência, coragem, ousadia e compaixão.

Mesmo sendo uma história futurista – em que os personagens enfrentam desafios que não são enfrentados hoje em dia – e voltada para o público adolescente o filme demonstra um excelente exemplo de força, coragem e perseverança através da personagem principal Katniss Everdeen.

Katniss é uma bela jovem de 16 anos que se importa mais com os outros do que com ela mesma – a saber, sua mãe, sua irmã mais nova e seus amigos de infância. Ela luta contra o mal que é o Capitólio e mostra aos jovens (mulheres e homens) que a integridade é essencial. Ela demonstra extrema bravura e perseverança a não aceitar o destino traçado por seus governantes. Ela nunca desiste!

Daniel Larusso ou “Daniel-San” do filme Karate Kid

Ensina sobre: resiliência, determinação, disciplina e coragem.

Confesso que não assisti a nova versão do filme, mas no original de 1984 a história contada é a de um jovem adolescente que sofre bullying de alguns lutadores de karatê da cidade em que mora.

Depois de uma série de humilhações ele desenvolve o desejo de aprender karatê para se defender, e para isso convence um experiente mestre a lhe dar aulas, estas acabam por se transformar em verdadeiras lições de vida.

O Mestre, Sr. Miyagi, lhe ensina que as artes marciais são muito mais do que “lutar”. A lição por trás deste filme é mostrar como a pessoa deve se manter e lidar com os acontecimentos quando a vida vai tomando nuances mais difíceis.

Obs.: o filme é antigo mas é um clássico que vale a pena ser visto.

 

 Aprender a ser resiliente: lições para crianças

Simba do filme “O Rei Leão”

Ensina sobre: resiliência, perdão, integridade e coragem.

Esse é o filme da minha infância. Eu assisti esse filme incontáveis vezes e decorei todas as falas (inclusive as músicas). A história é sobre um jovem leão que é enganado pelo tio, este o fez acreditar que ele causou a morte de seu próprio pai.

Com tamanho trauma ele foge e se esconde por muitos anos, mas ao se reencontrar com sua amiga de infância ele decide voltar, aprende a encarar a verdade e reivindicar o que foi legitimamente seu todo o tempo – o Reino.

 Remy e Alfredo Linguini do filme “Ratatouille”

Ensina sobre: ousadia, determinação, resiliência e trabalho em equipe.

A história conta a saga do ratinho Remy. Ele experimenta sensações extraordinárias com a gastronomia, já que possui um paladar altamente apurado, mas é relegado a uma vida de mediocridade e a comer lixo por ser um ratinho. Inconformado, ele busca um caminho de vida diferente, desagradando sua família. Alfredo Linguini, por sua vez, é um chef, mas não tem habilidades no segmento da gastronomia.

Quando os dois personagens se encontram acidentalmente na cozinha de um famoso restaurante em Paris, eles se associam e formam uma parceria nada convencional porém muito bem sucedida.

 

Aprender a ser resiliente: bônus

Rocky Balboa da sequência de filmes “Rocky”

Ensina sobre: resiliência, perseverança, esforço e coragem.

Talvez o maior clássico dos filmes de esporte de todos os tempos. É uma verdadeira lição de força mental. Acho que não precisa de comentários, não é mesmo? Apenas assista a cena abaixo e deixe que as palavras te motivem a ter uma semana extraordinária.

Você se lembra de algum filme que não está na lista? Me conte nos comentários abaixo.

E se você quer receber mais dicas e conteúdos para te fortalecer pessoal e profissionalmente se inscreva na nossa lista de emails.

Obrigada por me acompanhar até aqui!

Beatriz Rustiguel

[Curso] Resiliente: um coração inabalável
Este curso te capacitará com habilidades para o gerenciamento do estresse e fortalecimento das emoções.
Beatriz Rustiguel da Silva

Beatriz Rustiguel é formada em comunicação social, especialista em Métodos e Técnicas de ensino, certificada em Resiliência e Gestão de Estresse pela University of Washington - WashigtonX, e em Psicologia Positiva pela University of North Carolina at Chapel Hill.

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-color: #01b5aa;background-size: cover;background-position: top center;background-attachment: initial;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 250px;}