Junte-se à nossa comunidade e receba conteúdos exclusivos que vão ajudar você, sua equipe e sua empresa a subir de nível

Por que planejar?

Eu ministrei aula de Planejamento Estratégico no ensino superior por três anos consecutivos. A cada novo semestre, uma turma nova entrava pelas portas da sala de aula e a atitude inicial em relação à disciplina era a mesma: desânimo.

Eu já ouvi de tudo! Desde “Planejamento é um negócio muito chato!”, “Planejamento é perda de tempo!” e até “Planejamento não funciona”.

E eu imagino que muitos de vocês devem pensar a mesma coisa. Então, o meu desafio inicial era comprovar, de cara, a importância do planejamento. E eis o meu argumento:

“Ninguém planeja ser um fracassado, pobre, gordo ou estúpido. Essas coisas acontecem quando não temos um plano de vida” – Larry Winget

Em resumo: ou você vive a vida contando com a sorte e aceita as consequências disso, ou você assume o controle e faz as coisas caminharem na direção que você traçou.  

É simples assim! 

Eu compreendo quem assume qualquer uma das duas posições. Acreditar em coisas como destino ou sorte tem suas vantagens, principalmente pelo baixo nível de responsabilidade. É fácil não planejar porque você não gera expectativas, não se decepciona, não precisa se esforçar, não precisa de disciplina… É uma vida confortável se você parar pra pensar, mas… (sempre tem um mas, não é?) o problema de quem não planeja, projeta ou determina é que eles têm que aceitar as inevitáveis consequências da sua falta de ação. O lugar de chegada depende do caminho que você escolhe tomar.

A falta de comprometimento já é um comprometimento. 

Se você não se compromete com a disciplina, está comprometido com a indisciplina. Se não se compromete com o exercício físico, está comprometido com o sedentarismo. E é assim que chegamos a situações muitas vezes altamente desconfortáveis na vida pessoal e profissional, pela inércia contínua.

 Já o simples ato de planejar te força a enxergar duas coisas importantes: sua realidade atual e sua realidade ideal.

Ele te força pra fora da zona de conforto e te faz refletir. Reflexão é algo raro esses dias. Nossa rotina está sempre lotadas de compromissos, afazeres, entretenimento…

E este texto é justamente pra te convidar a refletir e projetar o seu futuro, em especial o seu futuro profissional. Eis o que você vai ver neste texto:

O que é planejamento estratégico?

Planejar é “um processo racional-lógico que pressupõe estudos, questionamentos, diagnósticos, tomadas de decisão, estabelecimento de objetivos, estratégias, alocação de recursos, etc.”

Parece complicado, né? Mas calma que irei simplificar.

Resumidamente, planejar é utilizar o bom senso, a lógica e as informações que você tem disponíveis para descrever em detalhes um futuro desejado e como você pode transformá-lo em realidade.

Ficou mais claro? Pois é, aposto que você também percebeu que todos nós planejamos o tempo todo e para todas as áreas da nossa vida não é?

Sim, planejar é algo natural do ser humano.

Só que existe uma grande diferença entre simplesmente imaginar um futuro desejado e planejar estrategicamente esse futuro.

Por exemplo, um jovem de 17 anos sonha em ter um carro da marca Jeep. Então, ele decide que vai se formar na faculdade e quando começar a trabalhar vai comprar o carro dos seus sonhos.

Isso é uma forma bem simples de planejamento, ou seja, ele sabe o que quer (seu objetivo) quais etapas precisa cumprir (faculdade) e que recursos precisa ter (trabalho/dinheiro). Mas isso NÃO é um planejamento estratégico. Um planejamento estratégico seria algo assim:

  • O menino pode pesquisar quanto custa em média um carro da marca atualmente e prever um acréscimo no preço de X porcento ao ano no preço e assim identificar quanto vai custar o carro daqui uma quantidade X de anos.
  • Ele pode então, identificar quanto dinheiro vai precisar juntar para dar a entrada no veículo e qual deverá ser sua renda mensal para poder pagar as parcelas mensais.
  • Além disso ele pode começar a pesquisar qual emprego lhe dará o salário necessário para que ele possa juntar o dinheiro e quanto tempo terá que poupar para atingir sua meta.

Isso sim, é um planejamento estratégico. Percebeu a diferença?

Na segunda versão o jovem tem uma visão prática, e até pragmática, da realidade que ele precisa criar para alcançar seu objetivo.

É claro que isso não é uma varinha mágica que vai transformar o sonho do menino em realidade. Ele vai ter que criar e colocar em prática estratégias (plano estratégico) para criar essa realidade, mas o ato de planejar vai dar a ele uma visão clara da realidade e um caminho para ele seguir. E a verdade é que, na vida, saber aonde se quer chegar é percorrer metade do caminho.

E isso é aplicável para qualquer área, inclusive a profissional. Vejamos então como isso se aplica à sua carreira.

O que é planejamento de carreira?

Planejamento de carreira é o ato de projetar a sua realidade profissional desejada.

Eu imagino que você talvez não queira continuar na mesma posição em que está hoje, não é?

Independentemente da fase da sua carreira em que você está, acredito que você deseje crescer. Mas crescer quanto? Para onde você gostaria de ir? Desempenhar qual função? Ganhar quanto? Essas são algumas perguntas que devem ser respondidas durante o processo de planejamento.

Ou seja, planejamento de carreira é uma atividade metódica que envolve as seguintes etapas:

  • Faça uma auto-avaliação (identificando suas habilidades, conhecimento, forças e fraquezas)
  • Identifique o que você quer e, o que você não quer
  • Defina metas e objetivos (de curto, médio e longo prazo)
  • Crie estratégias para cada um dos objetivos traçados
  • Identifique quem poderá te ajudar (colegas, mentores, coachings, etc)
  • Busque oportunidades de treinamento e desenvolvimento de habilidades que lhe faltam
  • Reavalie e atualize o plano periodicamente

Cada uma dessas etapas serão explicadas em maior profundidade nos próximos textos e terão conteúdos de apoio e exemplos, mas você já pode começar a refletir sobre cada uma delas.

Qual a importância do planejamento de carreira?

Nosso país está passando por um momento turbulento como já comentamos, e muitos fatores externos que estão fora do nosso controle podem influenciar nossas vidas profissionais. Então, diante de tanta turbulência e incerteza, refletir de forma estratégica sobre sua vida profissional é importantíssimo.

Esse exercício pode te ajudar a:

  • Focar nos objetivos estabelecidos;
  • Evitar a improvisação no processo decisório;
  • Te ajudar a manter a motivação e o equilíbrio emocional;
  • Exercer controle financeiro;
  • E lidar com as incertezas, crises e eventuais decepções.

Além disso, existe uma correlação muito grande entre planejamento de carreira e sucesso profissional.

Planejar aumenta significativamente a capacidade de realização das pessoas e, consequentemente, aumenta as chances de sucesso profissional. É óbvio que não é um fator determinante mas pode aumentar suas chances quando feito corretamente e de forma regular.

Existem alguns líderes muito bem sucedidos que não se apoiaram no plano de carreira. O CEO da Apple, Tim Cook, por exemplo, relatou apenas ter feito um plano de carreira uma vez na vida e que seu plano se concretizou apenas no que ele tinha projetado para os primeiros 24 meses de vida profissional¹. Mas, ele é a exceção que foge a regra. A maioria de nós precisa de toda a vantagem competitiva que puder alcançar e o planejamento de carreira é uma delas.

Quem deve criar um plano de carreira?

TODOS!!É muito comum falarem sobre planejamento de carreira para jovens terminando o ensino médio, mas a verdade é que todos precisam realizar o exercício de planejar suas carreiras periodicamente.

Desde quem está na faculdade e está começando a vida profissional, até alguém que precisa buscar novas opções de carreira ou simplesmente para alguém que precisa de equilíbrio financeiro.

Planejamento de carreira para quem precisa renovar a vida profissional

Se você está desempregado e precisa iniciar uma nova carreira, ou está insatisfeito com o seu nível de crescimento que tem tido nos últimos tempos, você pode se beneficiar muito de um planejamento.

Planejar é uma tomada antecipada de decisões que te ajuda a lidar com o estresse, a ver com clareza e a se sentir motivado.

Muitos aceitam a primeira oportunidade que veem pela frente quando estão em um estado emocional difícil e assim podem dar passos atrás e colocar a perder o esforço de uma vida toda. Planejar pode te ajudar a eliminar as emoções negativas que você está sentindo e ver com mais frieza a situação em que você está. Com as emoções sob controle as respostas para seus problemas vão surgir muito mais facilmente.

Planejamento de carreira para jovens universitárioso que é planejamento de carreira, importância do planejamento de carreira, planejamento estratégico, pensamento estratégico, por que planejar, como criar um plano de carreira

Se você já se decidiu por uma profissão e está trabalhando para obter seu diploma, certamente já está pensando ou buscando formas de entrar no mercado de trabalho.

Um planejamento nessa fase vai te dar uma vantagem competitiva em relação aos seus colegas na busca por estágios e vagas de trainee.

Você já sabe como vai entrar no mercado? Sabe qual é o melhor estágio ou programa de trainee? Sabe o que precisa desenvolver para ter o melhor currículo? Sabe que cursos extracurriculares precisa fazer? Tudo isso é possível de ser respondido com um bom planejamento!

Planejamento de carreira para quem precisa de equilíbrio financeiro

O planejamento de carreira pode ser um passo inicial para que você coloque em dia a sua vida financeira, afinal, as duas coisas estão intimamente entrelaçadas.

A questão financeira é prioridade, e talvez a mais importante quando alguém pensa em carreira. Então é preciso ter clareza sobre os seus objetivos, saber viver de acordo com a sua renda, saber poupar e planejar a aposentadoria fazem parte de um plano de carreira sólido.

Como você deve ter percebido essa semana, com a reforma trabalhista muitas regras mudaram e não dá para confiar em aposentadoria do governo. Brasileiros precisam aprender a poupar e pensar seriamente em aderir à programas de aposentadoria privada.

Como fazer um planejamento de carreira?

Nos próximos textos vamos colocar a mão na massa. Eu vou te ensinar, em detalhes, cada uma das etapas que eu descrevi acima e vou te dar as ferramentas para que você coloque em prática cada uma delas.

Juntos nós vamos criar um Plano de Carreira para você.

Clique AQUI aprender a fazer um diagnóstico e uma auto-avaliação, identificando suas habilidades, conhecimento, forças e fraquezas para poder pensar sobre as estratégias e sobre o que você quer e o que não quer para nossa vida profissional.

Antes de terminar, eu quero saber:

Você já fez um planejamento de carreira? E você acha que precisa de um?

Deixe sua resposta abaixo. Vou adorar trocar ideias com você.

E se você tem alguma dúvida não hesite em entrar em contato, ok?

Abraços e até a próxima.


Junte-se à nossa comunidade e receba conteúdos exclusivos que vão ajudar você, sua equipe e sua empresa a subir de nível

Beatriz Rustiguel

Comunicadora, professora, apaixonada por inovação e empreendedorismo. "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." Cora Coralina