Junte-se à nossa comunidade e receba conteúdos exclusivos que vão ajudar você, sua equipe e sua empresa a subir de nível

A resiliência é uma capacidade emocional que depende muito da estrutura mental do indivíduo, ou seja, da mindset. E, por isso, ela pode ser desenvolvida.

Existem várias formas de se tornar mais resiliente e uma arma poderosa para se aprender qualquer coisa é através de exemplos (reais ou fictícios). Por isso, eu te apresento abaixo uma lista de 7 personagens que nos ensinam muito sobre resiliência.

Te convido a aprender a ser resiliente e se encantar com essas histórias.  Se você adora fazer maratonas de filmes e séries essa lista é para você! 

Eis o que nós vamos ver:

Aprender a ser resiliente: lições para adultos

À procura da felicidade, aprendendo a ser resiliente, resiliência, aprender a ser resilienteChris Gardner do filme “À procura da felicidade”

Ensina sobre: resiliência, determinação, honestidade e integridade.

Inspirado em fatos reais.

Will Smith interpreta a história de Chris Garner, um vendedor na cidade de São Francisco que vive no limite da linha da pobreza. Depois de ser abandonado pela mulher e tendo que criar sozinho o filho de 5 anos a determinação de Chris finalmente surte efeito.

Ele arruma um estágio não remunerado em um programa ultra-competitivo, onde somente um em cada 20 candidatos consegue ser efetivado. Mas sem salário, Chris e seu filho são despejados do apartamento em que vivem e são forçados a dormir nas ruas, em abrigos comunitários e até mesmo em banheiros das estações de metrô.

Com muita determinação e confiança Chris Gardner dá a volta por cima para se tornar uma lenda em Wall Street.

Joy o nome do sucesso, aprendendo a ser resiliente, resiliência, aprender a ser resilienteJoy Mangano do filme “Joy: O Nome do Sucesso”

Ensina sobre: resiliência, determinação e coragem.

Inspirado em fatos reais.

Ele conta a história de uma mulher que é ferozmente determinada, a empreendedora Joy Mangano. Ela enfrenta um número infinito de desafios para triunfar como a fundadora e matriarca de um império bilionário.

Joy passa por cima das suas limitações, da falta de fé das pessoas à sua volta, da falta de apoio e até mesmo de suas restrições pessoais.

Aprender a ser resiliente: lições para adolescentes e jovens adultos

Jogos Vorazes, Aprendendo a ser resiliente, resiliência, aprender a ser resilienteKatniss Everdeen dos filmes e livros “Jogos Vorazes”

Ensina sobre: resiliência, coragem, ousadia e compaixão.

Mesmo sendo uma história futurista – em que os personagens enfrentam desafios que não são enfrentados hoje em dia – e voltada para o público adolescente o filme demonstra um excelente exemplo de força, coragem e perseverança através da personagem principal Katniss Everdeen.

Katniss é uma bela jovem de 16 anos que se importa mais com os outros do que com ela mesma – a saber, sua mãe, sua irmã mais nova e seus amigos de infância. Ela luta contra o mal que é o Capitólio e mostra aos jovens (mulheres e homens) que a integridade é essencial. Ela demonstra extrema bravura e perseverança a não aceitar o destino traçado por seus governantes. Ela nunca desiste!

Karate kid, Aprendendo a ser resiliente, resiliência, aprender a ser resilienteDaniel Larusso ou “Daniel-San” do filme Karate Kid

Ensina sobre: resiliência, determinação, disciplina e coragem.

Confesso que não assisti a nova versão do filme, mas no original de 1984 a história contada é a de um jovem adolescente que sofre bullying de alguns lutadores de karatê da cidade em que mora.

Depois de uma série de humilhações ele desenvolve o desejo de aprender karatê para se defender, e para isso convence um experiente mestre a lhe dar aulas, estas acabam por se transformar em verdadeiras lições de vida.

O Mestre, Sr. Miyagi, lhe ensina que as artes marciais são muito mais do que “lutar”. A lição por trás deste filme é mostrar como a pessoa deve se manter e lidar com os acontecimentos quando a vida vai tomando nuances mais difíceis.

Obs.: o filme é antigo mas é um clássico que vale a pena ser visto.

Aprender a ser resiliente: lições para crianças

Rei Leão, Aprendendo a ser resiliente, resiliência, aprender a ser resilienteSimba do filme “O Rei Leão”

Ensina sobre: resiliência, perdão, integridade e coragem.

Esse é o filme da minha infância. Eu assisti esse filme incontáveis vezes e decorei todas as falas (inclusive as músicas). A história é sobre um jovem leão que é enganado pelo tio, este o fez acreditar que ele causou a morte de seu próprio pai.

Com tamanho trauma ele foge e se esconde por muitos anos, mas ao se reencontrar com sua amiga de infância ele decide voltar, aprende a encarar a verdade e reivindicar o que foi legitimamente seu todo o tempo – o Reino.

Ratatouille, aprendendo a ser resiliente, resiliência, aprender a ser resilienteRemy e Alfredo Linguini do filme “Ratatouille”

Ensina sobre: ousadia, determinação, resiliência e trabalho em equipe.

A história conta a saga do ratinho Remy. Ele experimenta sensações extraordinárias com a gastronomia, já que possui um paladar altamente apurado, mas é relegado a uma vida de mediocridade e a comer lixo por ser um ratinho. Inconformado, ele busca um caminho de vida diferente, desagradando sua família. Alfredo Linguini, por sua vez, é um chef, mas não tem habilidades no segmento da gastronomia.

Quando os dois personagens se encontram acidentalmente na cozinha de um famoso restaurante em Paris, eles se associam e formam uma parceria nada convencional porém muito bem sucedida.

Aprender a ser resiliente: bônus

Rocky Balboa da sequência de filmes “Rocky”

Ensina sobre: resiliência, perseverança, esforço e coragem.

Talvez o maior clássico dos filmes de esporte de todos os tempos. É uma verdadeira lição de força mental. Acho que não precisa de comentários, não é mesmo? Apenas assista a cena abaixo e deixe que as palavras te motivem a ter uma semana extraordinária.

Você se lembra de algum filme que não está na lista? Me conte nos comentários abaixo.

E se você quer receber mais dicas e conteúdos para te fortalecer pessoal e profissionalmente se inscreva na nossa lista de emails.

Obrigada por me acompanhar até aqui!


Junte-se à nossa comunidade e receba conteúdos exclusivos que vão ajudar você, sua equipe e sua empresa a subir de nível

Beatriz Rustiguel

Comunicadora, professora, apaixonada por inovação e empreendedorismo. "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." Cora Coralina