Junte-se à nossa comunidade e receba conteúdos exclusivos que vão ajudar você, sua equipe e sua empresa a subir de nível

Nós já falamos sobre a importância e a relação entre planejamento de carreira e sucesso profissional no artigo anterior. E falamos também que independentemente da fase da carreira em que você está, um plano de carreira é uma vantagem competitiva muito interessante. Todo mundo tem uma carreira, mas nem todos tem um plano de carreira e de desenvolvimento profissional e isso precisa mudar.

Em países como os Estados Unidos é comum jovens adolescentes, antes mesmo de entrarem para a faculdade, já terem um plano de carreira. Nessa fase da vida o plano serve para ajudá-los a decidir sobre cursos extracurriculares, eventos, e outras atividades que podem informá-los e prepará-los melhor para escolher a profissão ideal. Já na vida universitária o foco é ajudar a visualizar o futuro profissional. E para aqueles que já estão no mercado o plano serve para apontar o caminho para a estabilidade, para a realização e até para o sucesso profissional.

Essa é uma grande vantagem competitiva que em países como o nosso as pessoas ainda não descobriram. Você precisa de um plano para sair na frente e driblar a concorrência.

Então, está pronto para colocar as mãos na massa e começar a desenvolver o seu plano de carreira? Então, vamos lá!

o que é planejamento de carreira, importância do planejamento de carreira, planejamento estratégico, pensamento estratégico, por que planejar, como criar um plano de carreira

Por que planejar?

Eu ministrei aula de Planejamento Estratégico no ensino superior por três anos consecutivos. A cada novo semestre, uma turma nova entrava pelas portas da sala de aula e a atitude inicial em relação à disciplina era a mesma: desânimo.

Eu já ouvi de tudo! Desde “Planejamento é um negócio muito chato!”, “Planejamento é perda de tempo!” e até “Planejamento não funciona”.

E eu imagino que muitos de vocês devem pensar a mesma coisa. Então, o meu desafio inicial era comprovar, de cara, a importância do planejamento. E eis o meu argumento:

“Ninguém planeja ser um fracassado, pobre, gordo ou estúpido. Essas coisas acontecem quando não temos um plano de vida” – Larry Winget

Em resumo: ou você vive a vida contando com a sorte e aceita as consequências disso, ou você assume o controle e faz as coisas caminharem na direção que você traçou.  

É simples assim! 

aprender a ser resiliente

A resiliência é uma capacidade emocional que depende muito da estrutura mental do indivíduo, ou seja, da mindset. E, por isso, ela pode ser desenvolvida.

Existem várias formas de se tornar mais resiliente e uma arma poderosa para se aprender qualquer coisa é através de exemplos (reais ou fictícios). Por isso, eu te apresento abaixo uma lista de 7 personagens que nos ensinam muito sobre resiliência.

Te convido a aprender a ser resiliente e se encantar com essas histórias.  Se você adora fazer maratonas de filmes e séries essa lista é para você! 

o poder das perguntas, mindset de crescimento, desenvolvimento profissional

Atualmente a busca por expertise e, consequentemente, pela auto intitulação de expert é o objetivo de muitos profissionais. Porém, em ambientes inovadores o poder da expertise se perde se não for acompanhado de uma mentalidade generalista e aberta ao crescimento e às perguntas.

A capacidade de pensar de forma multidisciplinar e a capacidade de colaboração são parte essencial das características mais desejadas pelas principais empresas do mundo.

Neste texto eu vou te contar quais são as 5 atitudes que irão garantir que você se encaixe nesse perfil.

Vamos para a leitura?

Gratidão, Diário de Gratidão, Download Diário de Gratidão, Baixe Diário de Gratidão, Campanha 30 dias para ser mais grato, Cultivando a gratidão, atitude de gratidão, sucesso, prazer, necessidades, teoria das necessidades de maslow, países mais felizes do mundo

A busca pela felicidade é obrigatória.

O maior desejo humano é o de ser feliz.

Nós queremos e somos programados para buscar a felicidade, desfrutá-la e querer sempre mais dela.

Mas será que nós temos buscado corretamente? Bom, nós certamente tentamos! E o cultivo da gratidão pode ser uma arma importante nessa busca.

Mas atualmente a depressão é a maior causa de invalidez em todo o mundo e 1 em cada 13 pessoas sofre de ansiedade, segundo dados da Organização Mundial da Saúde.

Lidando com a decepção. Metas e Objetivos

Decepção. É isso que deveria estar sentindo o melhor jogador de futebol do mundo (e talvez da história do futebol), Lionel Messi, que decidiu, por um breve momento, se aposentar da seleção de seu país, a Argentina.¹

Depois de se tornar o maior goleador de todos os tempos com a camisa do país e guiar sua seleção à quatro finais consecutivas, ele jogou a toalha. Foram quatro finais e quatro derrotas.

A decepção e a frustração do “quase” foram demais para ele. E o choro do craque impactou o mundo.

Resiliente, resiliência, resiliencia, mindset de crescimento, mentalidade de crescimento

Nós vivemos em tempos turbulentos e precisamos ter força interior e desenvoltura para lidar com as adversidades da vida.

Além das pressões do trabalho, os indivíduos têm de lidar com o estresse “normal” da vida diária, tais como problemas de relacionamento, as pressões financeiras, preocupações com relação à segurança, doenças graves e morte de entes queridos.

Mas as formas de lidar com esses elementos podem variar. Algumas pessoas lidam facilmente com adversidades e pressão, e outras demonstram maior dificuldade.